Prioridades

O Ensino de Graduação de qualidade articulado com a Pesquisa, Extensão e a Responsabilidade Social.

Metas

Expandir as oportunidades de acesso à Educação Superior na Região Noroeste do Ceará.

Organograma

Conheça a organização hierárquica entre os setores e departamentos da Faculdades INTA

 

Missão

A Faculdade Alencarina de Sobral – FAL tem como Missão realizar atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social de forma a preservar, produzir, sistematizar e difundir as ideias e os conhecimentos filosóficos, científicos, culturais e tecnológicos, ampliando a formação integral do ser humano para o exercício profissional, visando ao desenvolvimento local, regional e nacional, na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Visão de Futuro

Promover a formação de pessoas e a construção de conhecimentos e competências científicas articuladas ao mundo do trabalho, segundo princípios sociais éticos.

Valores

  • Igualdade
  • Liberdade
  • Democracia
  • Solidariedade
  • Respeito aos Direitos Humanos
  • Educação Integral
  • Proteção ao Meio Ambiente

Histórico

A Faculdade Alencarina de Sobral – FAL é uma Instituição de Ensino Superior isolada, privada, particular em sentido estrito, com fins lucrativos, com limite territorial de atuação circunscrito ao município de Sobral, Estado do Ceará, situada a Rua Dr. Arimatéia Monte e Silva, 315, Campos Velhos, Sobral – CE criada em 04 de abril de 2011, mantida pelo Instituto de Educação Superior e Pesquisa do Ceará Ltda. – IESC, Sociedade Empresária Ltda., com sede e foro no município de Sobral, Estado do Ceará, com CNPJ sob o nº 05.313.525/0001-09, registrado na Junta Comercial do Estado do Ceará – JUCEC em 16 de setembro de 2002.

A Faculdade Alencarina de Sobral, sediada na cidade de Sobral, Estado do Ceará, de aproximadamente 188.233 (IBGE 2010) habitantes, é um estabelecimento isolado de Ensino Superior. Compreende a Região Noroeste do Estado do Ceará. A sua área de abrangência estende-se também pelo Estado do Piauí, destacando-se a cidade de Parnaíba com 145.705 (IBGE 2010) habitantes e a cidade de Piripiri com 61.834 habitantes (IBGE 2010). A Faculdade Alencarina de Sobral tem como finalidade oferecer atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão à comunidade, mediante cursos e prestação de serviços. Veículo de interiorização do Ensino Superior, a FAL define suas prioridades acadêmicas em função das realidades e problemas identificados pela comunidade local. Dentre esses problemas, evidenciava-se poucas instituições de Ensino Superior no Vale do Acaraú́ e, consequentemente, a emigração de uma parcela significativa de jovens para cursar o Ensino Superior fora da sua região de origem e, mais preocupante ainda, a não continuidade do processo educacional de grande parcela dos concluintes do ensino médio, atualmente estimada em mais de 6.778 alunos que não tiveram acesso a esse grau de ensino em nível local ou em outras instituições congêneres. Com a criação dos Cursos de Administração e de Serviço Social, a FAL pretende, cada vez mais, assumir seu papel de polo acadêmico e cultural, contribuindo através da formação profissional de gerações que formarão a base do desenvolvimento econômico e social dessa região decidida a sair de sua marginalidade econômica.

A Faculdade tem clareza do seu papel na sociedade do novo milênio, cuja evolução tecnológica e desafios exigem profissionais qualificados para agir e posicionar- se frente às constantes transformações do mundo globalizado. Com essa percepção a Faculdade Alencarina de Sobral – FAL reforça a sua ação alicerçando-se em princípios técnicos e humanísticos, por entender que o homem, profissional, é um ser racional e agente de mudanças numa realidade sócio-histórica, num contexto concreto e mutável.

Nesse contexto estão presentes estratégias de poder, interesses econômicos e projetos sociais com os quais o profissional se relacionará. Perceber essa adversidade de interesses e atuar nessa realidade exige uma formação científica, técnica e ética que se consolida pelo debate respaldado em conhecimentos teóricos e práticos, numa dimensão política.

Isto posto, justifica-se a criação da Faculdade Alencarina de Sobral – FAL, assim como os Cursos propostos.

Reafirmamos, neste projeto, que a Faculdade Alencarina de Sobral – FAL, ao cumprir uma função significativa no contexto social em que se situa, atuando como agente de difusão do conhecimento mais elaborado, comprometida com os interesses e necessidades da região e com a sociedade de modo geral, continuará a assumir o princípio da autonomia universitária, o que lhe permite desenvolver junto à comunidade acadêmica espaços de livre pensar, criticar e propor alternativas de encaminhamento de estudos, discussões e ou de propostas de intervenção na realidade sociocultural em que está inserida.

Essa autonomia, que garante a liberdade acadêmica, sustenta-se no princípio da coerência, quer entre a graduação e o sistema educacional, alcançando os níveis infantil, fundamental e médio; quer entre a graduação e setores da realidade socioeconômica correlata aos cursos desenvolvidos na Faculdade Alencarina de Sobral – FAL, desta forma assegurando referenciais teóricos que possibilitem o direcionamento de ações em múltiplas direções, instrumentalizando os profissionais para atuarem de forma adequada e crítica frente à diversidade e dinâmica das situações inerentes ao exercício da profissão.

Uma perspectiva que alcance além da estrita profissionalização, a aquisição de competências que assegurem o domínio de métodos de investigação; a utilização de múltiplos códigos e linguagens; uma qualificação intelectual suficientemente sólida e ampla que insere uma formação continuada capaz de responder as exigências e mudanças na área profissional e ainda, a formação de condutas éticas que respeite as relações interpessoais.

Neste enfoque a Faculdade Alencarina de Sobral – FAL pretende consolidar-se enquanto espaço de construção e produção do conhecimento, num constante aprender a aprender, no qual as experiências de aprendizagem vinculam-se à educação básica em várias competências, desde a formação de professores, até a interferência nas instituições de ensino e ou de educação de modo mais amplo, e às áreas econômicas e empresariais, e demais áreas conforme proposta do seu PDI.

Articular o relacionamento entre a graduação e as áreas educacional e socioeconômica implica em sistematizar o ensino integrando-o a ações de pesquisa e extensão. Por meio da pesquisa o conhecimento se redefine e proporciona segurança à formação acadêmica, permitindo estender-se à comunidade. Através da extensão a formação profissional se dá contextualizada, abordando questões pertinentes à sociedade.

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão exige da Faculdade Alencarina de Sobral – FAL uma prática de diálogo interdisciplinar em torno de questões e investigações que respondam as reais necessidades da sociedade e uma organização curricular que integre o conhecimento científico às práticas e fatos sociais.

Desta forma, para a Faculdade Alencarina de Sobral – FAL cumprir o seu compromisso social adotará um processo de avaliação constante, em torno de indicadores relevantes quanto ao desempenho e aos fins a que a Instituição se propõe. Uma avaliação institucional que expresse mais que dados quantitativos e possibilite a análise das ações empreendidas pela Faculdade, no confronto dos padrões e metas estabelecidos, de modo a ensejar a definição de novas propostas que dinamizem a qualidade da formação e da ação implementada pela Faculdade Alencarina de Sobral – FAL.

Corpo Dirigente

Direção Geral
Hamilton Vale Leitão

Direção Administrativa
Ingrid Soraya de Oliveira Sá

Direção Acadêmica
Claudia dos Santos Costa

Coordenação de Pós-Graduação
Eliza Angélica Rodrigues Ponte

Coordenação de Estágios
Michelle Alves Vasconcelos

Coordenação de Pesquisa, Extensão, Responsabilidade Social e Monitoria
Regina Maria Aguiar Alves

Assessoria Jurídica
Yasmina Melo Siqueira

Comissão Própria de Avaliação
Rita de Cassia Marques Costa

Pesquisadora Institucional/Ouvidora
Marisa Pascarelli Agrello

Mantenedora

IESC – Instituto de Educação Superior e Pesquisa do Ceará Ltda. – ME
CNPJ: 05.313.525/0001-09
Rua Doutor Arimateia Monte e Silva, 315.
Campo dos Velhos – Sobral. CE
CEP 62.030-245