Estude na FAL com o FIES

Conquiste seu FIES e conclua a graduação
dos seus sonhos na FAL

Realize o sonho de concluir uma graduação e conquiste o seu lugar no futuro com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). A Faculdade Alencarina (FAL) possibilita o preenchimento de centenas de vagas disponibilizadas pelo FIES para todos os seus cursos!

 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para aderir ao FIES e dar um importante passo para o seu futuro!

 

As vagas do FIES estão disponíveis para novos estudantes, para os que estão atualmente matriculados e para aqueles que abandonaram os seus estudos e desejam retornar, desde que não tenham contratado anteriormente o financiamento ou tenham quitado financiamento anterior.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site do FIES Seleção. Para concorrer às novas vagas do semestre 2018.2, o candidato deverá se inscrever entre os dias 16 e 22 de julho, atendendo às seguintes condições:

  1. Ter obtido nota superior a 450 no ENEM, a partir de 2010;
  2. Não ter zerado a redação;
  3. Estar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos;
  4. Não ter aderido anteriormente ao programa ou, se tiver aderido, ter quitado o seu contrato prévio.

Caso deseje, o candidato pode também dirigir-se ao Setor do FIES, na FAL, em horário comercial para esclarecimentos. Na Sede: Rua Doutor Arimateia Monte e Silva, 315, Campo dos Velhos, Sobral. Por trás do Centro de Convenções. (88) 3611.0207

 

Conheça o Novo FIES

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em três modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Confira as especificações das modalidades:

  • Modalidade I (FIES): destinada à oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
  • Modalidade II (P-FIES): destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento administrados, em nossa região, pelo Banco do Nordeste.
    * Nesta modalidade, o candidato poderá financiar o seu curso em até 100% do valor da mensalidade.
  • Modalidade III (P-FIES): destinada a todas as regiões do Brasil para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Os recursos são do BNDES.

Agora você já pode realizar sua inscrição e concorrer a uma vaga para o curso dos seus sonhos, seguindo os seguintes passos:

Passo a Passo

  1. Acesse o site http://fiesselecao.mec.gov.br/
  2. Clique em “FAZER MINHA INSCRIÇÃO”
  3. Em seguida clique em “PRIMEIRO ACESSO”
  4. Preencha todos os campos indicados como “DADOS CADASTRAIS”, “QUESTIONÁRIO”, e as informações sobre o seu “GRUPO FAMILIAR” (*) (**). Ao final clique em “GRAVAR E AVANÇAR”.

*Para concorrer a uma das vagas do FIES o candidato vai precisar indicar uma renda que esteja compreendida entre 01 a 05 salários mínimos.
**A renda poderá ser do próprio candidato

  1. Você chegou na opção MAIS IMPORTANTE. No campo “GRUPO DE PREFERÊNCIA” você deverá selecionar o ESTADO (CEARÁ), em seguida digite o MUNICÍPIO (SOBRAL). Digite o nome do curso. Por exemplo: “ENFERMAGEM”.

Observe que surgirá no campo “CONCEITO DO CURSO” algumas opções. Para s Faculdade Alencarina utilize o conceito do seu curso desejado, conforme informado pela secretaria da instituição.

  1. Depois de escolher não se esqueça de clicar em “GRAVAR E AVANÇAR”
  2. Você deverá escolher até três opções de curso. Certifique-se que você escolheu o curso desejado na FAL. Em seguida clique em “GRAVAR”. Você será direcionado para uma página semelhante para escolher a segunda opção de curso. Repita o processo e clique “GRAVAR”.
  3. O sistema ofereceu, automaticamente, mais uma opção de financiamento, o P-FIES (de 03 a 05 salários mínimos). Caso opte por essa modalidade, você irá precisar comprovar a renda.
  4. Caso não opte em aderir ao P-FIES, você será direcionado para finalização do cadastro. Indique quantos semestres já cursou (em caso de aluno veterano) ou marque 0 (em caso de alunos novatos). Depois é só preencher o código de verificação e clicar em “CONCLUIR”.
  5. É importante que, dentro do prazo estabelecido, o candidato acompanhe sua classificação. Caso deseje modificar ou complementar sua inscrição, o candidato poderá acessar seu cadastro e clicar na opção “ALTERAR INSCRIÇÃO”.

E pronto! Você já estará concorrendo a uma vaga no FIES, agora é só esperar o resultado para finalizar a sua inscrição!

Depois do resultado divulgado, você terá até 03 dias para concluir a inscrição junto ao Setor de FIES da FAL, portando os seguintes documentos:

  • RG e CPF do candidato e do grupo familiar cadastrado (xerox);
  • Comprovante de endereço atualizado (xerox);
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio (xerox);
  • Comprovante de renda dos 03 últimos meses atualizado, podendo ser: contracheque, declaração de imposto de renda ou carteira de trabalho atualizada.

Acompanhe seu processo pelo site do SisFies: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Conheça as notas de nossos cursos
e escolha sua próxima graduação:

Nome do Curso Conceito
Administração 4
Enfermagem 4
Fisioterapia 4
Serviço Social 4

Aproveite e compartilhe esse passo-a-passo
com seus colegas no WhatsApp!