Administração

O Curso

  • Grau: Bacharelado
  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 4 anos
  • Coordenador(a): Prof Ms Amaury Floriano Portugal Neto
  • Contato da coordenação: administracao@faculdadealencarina.com.br
  • Corpo docente:
  • Ementário de Disciplinas: 

O Curso de Administração de Empresas da Faculdade Alencarina de Sobral – FAL prima em formar profissionais generalistas aptos a atuarem em um mercado de trabalho altamente competitivo e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, econômica e no meio ambiente das sociedades onde são desenvolvidas.

O Curso foi concebido para formar profissionais competentes técnica e cientificamente, capazes de desenvolver atividades de gerência, consultoria, de planejamento e de pesquisa em organizações privadas, públicas e do terceiro setor, além da competência para empreender, fundamentados nos valores da justiça, da ética profissional e da responsabilidade social.

A Faculdade Alencarina de Sobral – FAL empenhará esforços para formar profissionais com consciência cidadã e sólidos princípios éticos em sua atuação profissional no mercado, no trato com os clientes, com a população em geral e com relação ao ambiente natural e cultural.

Objetivos

São objetivos do curso de graduação em Administração – Bacharelado: Formar profissionais de nível superior, bacharéis em administração, com habilidades generalizadas e específicas, desenvolvidas através de sólida formação básica que propicia um conhecimento integrado e interdisciplinar da atividade de administração, enriquecida com um aprofundamento na teoria, técnica e instrumentos daquele campo profissional.

O Profissional

Os profissionais formados pela Faculdade Alencarina de Sobral – FAL deverão dispor de um perfil com capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e seu gerenciamento, observados níveis graduais de processo de tomada de decisões, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado revelando a assimilação de novas informações fornecidas por esta atual modalidade de ensino e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato das situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Áreas de Atuação

O curso de Administração é por definição um curso plural. O mesmo contempla vários ramos onde se sobressaem várias possibilidades de atuação no atual mercado de trabalho. São áreas contempladas pelo nosso curso:

  • Administração de Empresas
  • Administração de Marketing
  • Administração Financeira
  • Administração de Recursos Humanos
  • Administração da Produção
  • Logística e Administração de Materiais
  • Administração de Micro e Pequenas Empresas
  • Gestão Empreendedora
  • Consultoria e Assessoria em Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Tecnologia da Informação
  • Gestão da Inovação

Habilidades e Competências

Nossa estrutura curricular privilegia o desenvolvimento de habilidades empreendedoras do profissional nela formada. Trata-se de um conteúdo programático, que contempla aspectos de Administração Geral, Gestão Mercadológica e Gestão Ambiental utilizando o Empreendedorismo como mola propulsora, adequado ao atual contexto industrial, comercial e de prestação de serviços, da realidade regional de cada aluno.

Para atingir esta concepção idealizada, elaborou-se uma estrutura curricular que visa o desenvolvimento das habilidades específicas do profissional nela formado, que, adaptadas as suas realidades locais (regionais), possa ser excelente condutor de trabalho, para formar o seu próprio negócio ou para liderar empreendimentos e organizações de terceiros, que assuma o papel de impulsionador de mudanças regionais e locais.

Perfil do Egresso

Os profissionais formados pelo Faculdade Alencarina de Sobral – FAL deverão dispor de um perfil com capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e seu gerenciamento, observados níveis graduais de processo de tomada de decisões, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado revelando a assimilação de novas informações fornecidas por esta atual modalidade de ensino e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato das situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Os graduados em Administração pelo Faculdade Alencarina de Sobral – FAL serão orientados para o desenvolvimento dos saberes e competências que definirão a sua identidade profissional, compondo o seguinte perfil:

  • Domínio dos conteúdos e capacidades para instrumentalizar na prática os conhecimentos adquiridos na sua área de formação.
  • Capacidade de reflexão sobre a realidade social e a prática relativa área de atuação na comunidade.
  • Domínio do fazer como expressão da capacidade de transformar a realidade social.
  • Capacidade para utilizar os conhecimentos na transformação da realidade econômica, cultural, política e social no âmbito em que se encontra inserido.
  • Capacidade de orientar a própria prática por princípios éticos e por pressupostos epistemológicos coerentes.
  • Capacidade de organizar o trabalho da sua área desde o planejamento a gestão, demonstrando uma relação cuja tônica seja de liderança e bom relacionamento.
  • Iniciativa para intervir nas situações críticas com sensibilidade e responsabilidade.
  • Capacidade para investigar o fato, levantar hipóteses para solução dos problemas e apresentar conclusões efetivas.
  • Capacidade para crescer profissionalmente através da participação ativa nos movimentos institucionais de classe, construindo projetos pessoais de trabalho e de formação continuada, de modo a estar sempre atualizado, elevando sua performance profissional.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o curso de Administração é bem vasto. Vários caminhos podem ser tomados. Você pode optar por uma carreira como executivo em empresas privadas e/ou públicas. Você também pode empreender e ser dono de uma empresa individual ou ser sócio de uma companhia limitada ou abraçar a carreira acadêmica como professor ou pesquisador. Outra possibilidade é ser autônomo e prestar serviços como consultor ou assessor de conhecimentos diversos. Algumas posições vão exigir uma formação complementar como especializações ou cursos técnicos e algumas outras a carteira de Administrador da CRA – Conselho Regional de Administração.

Coordenação do Curso

Amaury

Mestre em Administração pela UNIFOR/CE com Bolsa da Funcap-CE. Formado em Administração de Empresas pela Unifor/CE, Especialista em Marketing de Serviços pela FIA/SP. Coordenador dos cursos de Bacharelado em Administração EAD e Tecnológico em Recursos Humanos EAD da Faculdade INTA Coordenador do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Alencarina de Sobral – FAL Professor há 11 anos, em instituições como FVS-CE, UVA-CE, FAECE-CE, Faculdade CDL-CE, Faculdade Luciano Feijão-CE Consultor de Marketing, com foco em varejo e tecnologia, presta consultoria no Sebrae/CE. Experiência de mais de 6 anos como executivo nos mercados de Bebidas e Farmacêutico em empresas como Schincariol e Nuteral.