O Curso

Formação integral do ser humano para o exercício profissional, visando ao desenvolvimento local, regional e nacional, na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Formar educadores para o exercício das funções do Magistério na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos do Ensino Médio de Modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional e Apoio Educacional, através de uma sólida formação crítica e humanista de pedagogos capazes de atender às demandas sociais locais e regionais

O Profissional

  • Conhecer as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio históricas da educação brasileira;
  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade, justa, equânime, igualitária;
  • Saber gerenciar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, orientado pelos princípios de aprender a aprender, aprender a ser e aprender a ensinar;
  • Saber utilizar-se da tecnologia digital como opção propicia a globalização;
  • Atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas sobre diversidade, cultura, raça, etnia e crença;
  • Desenvolver autonomia intelectual e profissional, possibilitando e fortalecendo a ação interdisciplinar e o trabalho coletivo na educação e na sociedade.

Mercado de Trabalho

O campo de atuação do Profissional Pedagogo são os espaços escolares em suas múltiplas sessões como prática docente na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), atividades de Gestão, Coordenação Pedagógica, Orientação Pedagógica, Supervisão Escolar, assim como os espaços não escolares que tenham possibilidade de atuação do pedagogo a citar como exemplo empresas, Centros de Referência a Assistência Social dentre outros.

Coordenação do Curso

Francisco Ricardo Miranda Pinto

Doutorando em Saúde Coletiva (UNIFOR 2018-2021). Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR – 2016). Pós-Graduando em Saúde da Família (UNILAB 2018-2020). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior (UNINTA-2018). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC – 2017). Especialista em Coordenação Pedagógica (UFC – 2015). Especialista em Psicopedagogia Reg. Nº 1046/2017 (IEDUCARE – 2009). Bacharel em Enfermagem COREN Nº 533892 (UNINTA – 2017). Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (UNIP – 2014). Licenciado em Pedagogia (UVA – 2002). Professor Temporário na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordenador do Curso de Pedagogia EaD da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Professor do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA (UNINTA). Professor do Curso de Direito da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). Professor/orientador no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Professor colaborador/orientador no Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA). Professor da Prefeitura Municipal de Varjota (Educação Básica). Tem interesses de pesquisa em Gênero e Diversidade; Saúde da População LGBTTIQ; Educação Para a Sexualidade; Formação de Professores; Formação de Enfermeiros; Formação de Enfermeiros-Professores; Prematuridade; Saúde da Mulher [Ginecologia e Obstetrícia]; Saúde Coletiva; Saúde Pública.