Serviço Social

O Curso

O profissional de Serviço Social deve ser formado para ter pleno domínio de um instrumental teórico-metodológico que subsidie a compreensão da complexidade das relações sociais, tanto no âmbito das atividades cotidianas e práticas culturais, quanto no âmbito da organização, estrutura e funcionamento das diferentes instituições.

Considerando a prática do Assistente Social como parte do trabalho coletivo responsável pelo movimento de produção e reprodução da vida social, pretende-se formar um profissional que tanto seja capaz de compreender e agir pensando fluxos mais globais, quanto de pensar e intervir na especificidade de cada contexto social.

O profissional formando na FAL terá habilidades e competências para atuar, mediar e intervir nas ações das diferentes políticas de saúde, educação, habitação e assistência, da estrutura do estado, das relações entre o público e o privado e entre poder público e sociedade civil, dentre outras questões.

O Profissional

O Assistente Social é o/a profissional que concluiu o curso de Serviço Social, devidamente reconhecido pelo MEC e possui inscrição no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS. Atualmente a profissão é regida pela Lei Federal 8.662/93 que estabelece suas competências e atribuições. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais atuam na normatização e na defesa da categoria, visando a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

O que faz o(a) Assistente Social

  • Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade social, além de produzir parecer social e propor medidas e políticas sociais;
  • Planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais;
  • Presta assessoria e consultoria as instituições públicas e privadas e, também, aos movimentos sociais;
  • Orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos direitos sociais;
  • Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais;
  • Atua no magistério de Serviço Social e na direção de unidades de ensino e Centros de estudos.

Os(As) Assistentes Sociais atuam no campo das políticas sociais e públicas com o objetivo de viabilizar os direitos da população: na saúde, na educação, na previdência social, na habitação, na assistência social e na esfera do trabalho, dentre outras políticas sociais. Atuam no âmbito judiciário, nas Varas da Infância, Juventude, de Família e nas instituições do sistema penal e de mediadas socioeducativas para jovens em conflito com a lei; mas também, prestam assessoria aos movimentos sociais, trabalham em instituições da sociedade civil organizada e empresas privadas.

Coordenação do Curso

Cláudia

Advogada, Assistente Social. Mediadora e Conciliadora de Conflitos formada pelo NUPEMEC/CE.Filiada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família. Especialista em Psicopedagogia (UVA) , em Políticas Públicas (UNB) e em Direito de Família (Faculdade Damásio de Jesus) É mestra em Gestão Pública. Doutoranda em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal. Atua como coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina em Sobral/CE e como Assistente Social do departamento de gestão da Secretaria de Assistência Social do município de Forquilha-CE. Atua no Projeto Laços de Família, parceria Defensoria Pública e Faculdades INTA que tem como foco a mediação de conflitos familiares. Linhas de pesquisa: Família, Criança e Adolescente, Mediação, Terceiro Setor, Juventude, Formação Docente, Formação Profissional.