O curso de Enfermagem da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), investindo no uso metodologias ativas, realizou no dia 26 de novembro uma aula utilizando o software gratuito ‘Cmap Tools’, que permitiu aos estudantes participarem ativamente da elaboração de Mapas Conceituais. A ferramenta foi desenvolvida pelo Institute For Human Machine Cognition da Universidade de West Flórida. O momento foi ministrado pela Profa. Ma. Sara Eloia.

Durante a disciplina de Deontologia e Exercício Profissional em Enfermagem, ministrada pela Profa. Me. Sara, foi solicitado aos acadêmicos que confeccionassem mapas conceituais para discussão de temáticas polêmicas como Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia; Aborto; O profissional de enfermagem e o paciente em fase terminal e no relacionamento com sua família; Recusa e transfusão de sangue por convicção religiosa; Remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e terapêutico: aspectos legais e deontológicos; e Erros na assistência de enfermagem e a formação profissional.

Segundo a docente, “o uso de mapas conceituais proporciona aos acadêmicos a busca do conhecimento, pois realizam um estudo ampliado sobre o assunto, e a capacidade de reconhecer as peculiaridades do tema para a confeccionar o mapa conceitual. Além disso, estimula o seu potencial criativo”, afirmou.

Para a acadêmica Leudilane Lira Rocha, usar o aplicativo Cmap Tools foi uma experiência excelente. “Ajudou a fixar o conhecimento através da representação gráfica das ideias principais do tema estudado. Tem gratidão pela indicação dessa ferramenta de fácil acesso e manuseio”, salientou.

Para o acadêmico Yuri Rodrigues, “o mapa conceitual foi importante para o seu conhecimento e aprendizagem dos colegas, pois se conseguiu apresentar de forma clara o conhecimento adquirido pelas pessoas que idealizaram cada mapa. Além disso, incentivou a busca de mais informações sobre o tema proposto e a capacidade de organizar as ideias”.