No dia 02 de outubro os estudantes do Curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina (FAL) realizou uma visita a sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Sobral (APASO). A turma esteve acompanhada da Professora responsável por ministrar a disciplina de Política Social I, Heliandra Linhares.

O objetivo da visita foi apresentar aos acadêmicos na prática a atuação de uma entidade do 3º setor, Organização Não Governamental (ONG), no atendimento às pessoas com autismo e seus familiares. Na oportunidade, a coordenadora da APASO esclareceu a importância da divulgação da temática do autismo no intuito de construir um processo inclusivo, tornando-se muito importante no processo de formação do assistente social.

O TEA (Transtornos do Espectro Autista) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.