No dia 22 de novembro, os professores dos cursos de Direito e Serviço Social da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), Dr. Marcus Pinto, Me. Vânia Pontes e Me. Cláudia Costa participaram do Ceará Científico – Fase Regional 2019, na condição de avaliadores dos projetos escolares. O evento foi realizado na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor José Aloysio Pinto, em Sobral-CE.

Para a Profa. Me. Cláudia Costa, “os trabalhos apresentados pelos alunos durante o evento, sob orientação dos seus professores, estabelecem relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio, com problemáticas sociais, culturais e ambientais; incentivando a construção de projetos que promovam a integração curricular enaltecendo a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade com foco na sustentabilidade”, ressaltou.

“Em cada projeto apresentado encontramos a preocupação com o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a marca da inovação nas pesquisas”, afirma a Profa. Ma. Vânia Pontes.

Para o Prof. Dr. Marcus Pinto, “o Ceará Científico é uma grande mostra de iniciação científica, cultural e pedagógica, construída com alunos do Ensino Médio, o que demonstra o quanto os alunos já estão sendo preparado para o mundo da pesquisa científica antes de entrarem na Faculdade”, destacou o coordenador.

O evento Ceará Científico é uma ação implementada nas escolas da rede estadual de ensino público desde 2007 e envolve todas as escolas e estudantes da rede pública do estado do Ceará. Seu objetivo é democratizar as ciências e promover o desenvolvimento de tecnologias, estimulando a investigação, a inovação e a busca de conhecimentos de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar.

O evento é o itinerário científico anual da SEDUC e possui três etapas: Escolar, Regional e a Estadual. Na Etapa Escolar, os projetos são desenvolvidos e apresentados na escola de forma curricular e por afinidade dos alunos pela temática a ser pesquisada. Os trabalhos que se destacam na etapa escolar seguem para a etapa Regional. A Etapa Regional é desenvolvida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR). Os trabalhos que se destacam em cada Regional seguem para a etapa Estadual.