A estudante Zilar Ferreira de Sousa, do curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina (FAL), foi selecionada para o estágio do Programa de Integração Ensino-Serviço do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), por meio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE).

Zilar começou o estágio no dia 24 de junho e vai trabalhar durante um ano no Programa, nos serviços assistenciais e técnicos da SCMS. “Este estágio é uma grande oportunidade, que vai ajudar no meu futuro profissional. Agradeço a Faculdade Alencarina que contribuiu com meu conhecimento e minha conquista. Estou muito feliz”, comemora.

Segundo a Profa. Ma. Claudia dos Santos Costa, “a FAL tem se destacado em diversas áreas de estágios, especificamente nas políticas de assistência social e saúde. Mantemos parcerias com empresas, prefeituras e instituições da região e cidades vizinhas. A faculdade tem conseguido dar aos seus alunos mais oportunidades de estágios, inclusive com oportunidades de remuneração”, afirma.

Confira a entrevista:

FAL – O que você faz no estágio?

ZILAR – Um acolhimento assistencial integral, com um olhar voltado às várias dimensões da vida do paciente. E conforme as demandas surgem as intervenções são articuladas com as redes socioassistenciais, bem como o trabalho interdisciplinar desenvolvido dentro da instituição. Os profissionais do Serviço Social estão sempre norteados pelo projeto ético-político e ressalvo a autonomia que eles dão aos usuários.

FAL – Quais os motivos que levaram a se inscrever para seleção?

ZILAR – A princípio por incentivo de uma querida colega de sala, “Cicera Raimunda”, pois sempre fui resistente a área da saúde. Mas, depois me reiterei de que nesse campo teria uma visão ampla da vivência, na prática profissional, definitivamente desafiador, mas que me traria um rico aprendizado enquanto acadêmica.

FAL – Como ficou sabendo dessa vaga de estágio?

ZILAR – Temos uma coordenadora acolhedora e incentivadora, a profa. Ma. Claúdia dos Santos Costa, que sempre se prontificou em nos ajudar e nos deixar informados dos editais que surgem por aí. Ela criou um grupo de WhatsApp do curso de Serviço Social da FAL e compartilha com a turma as novidades.

FAL – A instituição teve alguma influência nesse seu processo?

ZILAR – Sim, como já mencionei. Mas reforço que além da dedicação da coordenadora do Serviço Social, a profa. Ma. Claúdia dos Santos Costa, o convênio entre a Faculdade Alencarina e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral se fez necessário para que se obtivesse êxito.

FAL – Já fez estágio na sua área do Serviço Social, quais?

ZILAR – Sim. Mas as experiências foram em estágios supervisionados e bem sucedidos. Haja vista que me envolvi e aprendi que a relação teoria e prática não se separa. Tive a oportunidade de estagiar no Núcleo de Práticas Integradas (NAPI) do Centro Universitário Inta (UNINTA) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Meruoca-CE.

FAL – Qual foi a sensação de conseguir a vaga no SCMS?

ZILAR – Foi junção de sentimentos e insegurança, pois me sentir capaz e, insegura, pois fiquei apreensiva e naquela: será que me adapto? Será que vou responder as expectativas? (risos) Mas respirei fundo e disse: serei determinada em meus objetivos.