No último dia 11 de outubro os estudantes do curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina (FAL) participaram de uma palestra sobre orientações e premissas para a criação de um Centro Acadêmico (C.A.).

A atividade aconteceu nas instalações da sede do Centro Universitário Inta (UNINTA), e foi ministrada pelo ex-presidente do C.A. do curso de Engenharia Civil do UNINTA, Emanuel Sabino.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social da FAL, Profa. Ma. Claudia dos Santos Costa, o momento promovido pelo curso de Engenharia de Produção do UNINTA foi proveitoso e inspirador. “A atividade serviu para tirar dúvidas e motivar nossos estudantes a buscarem constituir a representatividade estudantil. a partir do CA esses estudantes poderão desenvolver diversas atividades que influenciam diretamente na formação profissional”, colocou.  

Centros Acadêmicos

Segundo a União Nacional dos Estudantes, entidade estudantil de caráter internacional, o Centro Acadêmico é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Por exemplo, CA de Jornalismo ou CA de História. Cabe ao CA, entre suas tarefas, realizar as discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções nos problemas enfrentados, seja na relação com os professores, temas vinculados aos conteúdos e currículos dos cursos ou mesmo questões administrativas. Ele precisa manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, reuniões, festas e calouradas da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar.