Com o tema “Enfermagem e Inovação Tecnológica: Tendência e Perspectivas Futuras” a XI Jornada de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) em parceria com a Faculdade Alencarina (FAL) registrou mais de 350 inscritos. O evento, já tradicional no calendário acadêmico do UNINTA, aconteceu entre os dias 07 a 10 de maio.

A solenidade de abertura do evento foi realizada no Centro de Convenções de Sobral e contou com a palestra “Inovação Tecnológica na Enfermagem”, ministrada pela Profa. Esp. Maria Claudia Galdino Araújo Lima.

De acordo com a palestrante, Claudia Galdino, a jornada oportuniza um momento de discussão e aprendizado acerca de temáticas importantes na Enfermagem. “Estou muito feliz por ter participado deste momento e poder contribuir com profissionais da enfermagem. Conversar sobre inovação tecnológica dentro desta perspectiva possibilitou uma discussão atual sobre as tecnologias do cotidiano com ênfase nas futuras”, conclui.

Na ocasião, a organização também homenageou com o “Pergaminho de Chancela do Mérito às Personalidades da Enfermagem” a coordenadora de Enfermagem do Hemocentro Regional de Sobral e enfermeira obstetra no município de Itarema-CE, Francisca Júlia dos Santos Sousa, e o docente do curso de Enfermagem do UNINTA e Preceptor do Sistema Saúde Escola de Sobral, Prof. Me. Francisco Freitas Gurgel Júnior, pelos relevantes trabalhos e excepcional dedicação no campo da enfermagem.

Em depoimento, a enfermeira Júlia dos Santos agradeceu o momento de homenagem. “A jornada foi importante para a categoria, pois é através de jornadas, conferências e congressos que conseguimos renovar os conhecimentos e mudar algumas práticas já consideradas ultrapassadas. Participar deste momento recebendo uma comenda foi muito prazeroso, porque certifica o trabalho, o esforço e o mérito enquanto enfermeira. Fico extremamente lisonjeada pela seriedade com que esse processo foi conduzido, sou grata ao UNINTA, FAL e aos colegas que me indicaram para receber esse Pergaminho, esse reconhecimento para minha vida profissional é importante, pois impulsiona, motiva e incentiva a ser melhor ainda”, relata.

A acadêmica do 2º semestre, Rayane Kelly da Silva Ramos, destacou a importância da temática escolhida para a XI edição da Jornada de Enfermagem. “Gostei muito, aprendizado é ótimo, principalmente inovação, porque inovar na enfermagem para melhorar a saúde do paciente é o melhor da vida. A jornada traz isso, inovar para que o paciente tenha uma conduta de tratamento melhor”.