A Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), dando início aos preparativos da sua primeira Colação de Grau, reuniu, na segunda-feira, 13, as turmas de acadêmicos concluintes no auditório da instituição para receberem as orientações sobre a cerimônia, que ocorrerá no dia 20 de janeiro. A reunião foi conduzida pela coordenadora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Benta Ferreira e o Mestre de Cerimônia, Jardele Carcará.

Um dos objetivos do encontro é evitar possíveis imprevistos na solenidade. Para o cerimonialista Jardeli Carcará, essa é uma oportunidade para os concluintes entenderem melhor como será a dinâmica na colação de grau. “A reunião de instrução define as funções da cerimônia de Colação de Grau, como o orador discente, paraninfos, juramentistas. Possibilita também o ensaio de como proceder para o recebimento da outorga do grau e a formação da mesa de honra, que é composta por todas as autoridades da instituição, todas paramentadas com vestes talar e os concludentes com a beca e a faixa com a cor da sua respectiva área de conhecimento”, concluiu.

De acordo com a coordenadora do DRCA, Benta Ferreira, a reunião é essencial para dar continuidade ao planejamento da colação de grau. “Desde o semestre 2019.1 o DRCA e a Diretoria da FAL estão neste processo de planejamento e organização, essencial para a garantia de uma solenidade com todos os ritos que se fazem necessários”, salientou.

Representante dos concludentes de Serviço Social, Cícera Raimunda já está contando os dias para a colação de grau. Para a estudante, a cerimônia é a realização de anos de esforço. “A minha expectativa para esse grande dia já é de muita gratidão por tudo que a gente passou. Aqui nós estamos concluindo mais um ciclo da nossa vida acadêmica e a solenidade marca a despedida de um momento importante”.

Participaram da reunião os coordenadores dos cursos de graduação, a Profa. Claudia dos Santos Costa, de Serviço Social e o Prof. Amaury Portugal, da Administração, os representantes da Secretaria Acadêmica da FAL, Luciana Rodrigues, Camila Freire, Cássio Barroso, a coordenadora do DRCA, Benta Maria Ferreira, o Mestre de Cerimônia, Jardele Carcará e os concludentes do curso de Administração e Serviço Social.