Buscando aliar teoria e prática, os acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) participaram de uma atividade da disciplina ‘Bioquímica Básica’, em laboratório, com o Prof. Me. Rafael Pereira. A momento aconteceu no dia 24 de outubro, no Centro Universitário Inta (UNINTA), através de uma parceria interinstitucional.

A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área da saúde. Através da experimentação, a iniciativa possi0bilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Transforma o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas.

O Prof. Me. Rafael Pereira explicou o objetivo do momento. “A aula prática ministrada hoje na disciplina de Bioquímica Básica foi de lipídios e carboidratos, tendo os objetivos de avaliar a solubilidade dos triglicerídeos em diferentes solventes; conhecer a reação de saponificação a partir de óleos e gorduras; identificar a presença de ácidos graxos insaturados na estrutura dos triglicerídeos e reconhecer os carboidratos através da pesquisa das funções orgânicas presentes em suas moléculas e das características por elas proporcionadas”.