Estudantes do curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina  de Sobral (FAL), coordenado pela Profa. Ma. Claudia dos Santos Costa, participaram do evento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), que aconteceu dia 13 de setembro.

O evento foi realizado no auditório central da UEVA e teve como objetivo o debate de questões contemporâneos ligadas a juventude e que são consideradas temática importante para a formação do assistente social.  

O GEPECJU foi criado e certificado pelo CNPQ em 2008, sob a coordenação das professoras Dra. Isaurora Cláudia Martins de Freitas (Ciências Sociais – UVA) e Dra. Ivna de Holanda Pereira (Pedagogia – UVA). Desde então trabalha questões relacionadas aos jovens e a juventude.

GEPECJU

O objetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) é estimular o debate interdisciplinar e a pesquisa em torno das culturas juvenis, levando em conta as seguintes questões: Que experiências marcam a vivência da condição juvenil em diferentes tempos e espaços e como essas experiências se articulam com as especificidades dos distintos meios sociais e culturais? Como, a partir das suas vivências, os jovens recriam a relação espaço/tempo e atribuem significados ao ser jovem? Que territorialidades e mapas identitários emergem das experiências juvenis? Como os jovens processam as mudanças verificadas no mundo contemporâneo e recriam as relações entre si, com os outros e com as instituições encarregadas de socializa-los? Que formas de sociabilidade e modalidades de socialização podem ser verificados nos contextos juvenis? Como os jovens expressam suas experiências do ponto de vista estético, cultural e político na cidade e no campo?