Nos dias 4 e 5 de dezembro, o curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina (FAL), coordenado pela Profa. Ma. Claudia dos Santos Costa, realizou o “III Fórum de Estágios Supervisionados e I Fórum de Iniciação Científica”, na sede da instituição.

O momento contou com a participação de estudantes, professores, coordenadores da FAL e outras Instituições de Ensino Superior e instituições parceiras como a Casa de Recuperação Lar de Ester; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sobral e Forquilha; Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia; Defensoria Pública do Estado do Ceará e Núcleo de Atendimento e Práticas Integradas (NAPI) do Centro Universitário Inta (UNINTA). De acordo com a organização, o envolvimento favorece um olhar diferenciado diante das temáticas apresentadas e possibilita a relação interdisciplinar.

A coordenadora do curso, Profa. Ma. Claudia dos Santos Costa, comentou sobre o intuito dos fóruns realizados. “No fórum celebramos o encerramento dos estágios e refletimos sobre as práticas vivenciadas num contexto de interação entre supervisores de campo, acadêmicos e estagiários. No fórum de iniciação científica dispomos da oportunidade de apresentar as diferentes temáticas de pesquisa desenvolvidas no processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), bem como de fomentar o interesse pela pesquisa no Serviço Social e áreas afins.”

Para a acadêmica do 6º semestre, Tereza Cristina Nogueira Camerino, “o Fórum de Estágios possibilitou um espaço para troca de experiências e discussões sobre a prática e os desafios cotidianos em campo. Foi de suma importância a presença de assistentes sociais atuantes em diversas áreas, os temas abordados nas mesas redondas, a exposição artística, as dinâmicas reflexivas e principalmente as apresentações dos trabalhos. Sem dúvidas foi um momento ímpar para a nossa formação profissional”, afirmou.

A estudante Cícera Raimunda destaca a sua participação no evento. “Para nós, enquanto acadêmicos, esse momento é muito rico, porque nos permite expormos as nossas vivências e relatos de experiências dos estágios. Nós do 8º semestre, que estamos na reta final para conclusão do curso, tivemos a oportunidade de participar da primeira iniciação científica mostrando e relatando nossos resumos de TCC’s. Para mim, esta experiência foi grandiosa”, comentou.

Segundo o Prof. Esp. Felipe Ferreira, o Estágio Supervisionado do Serviço Social é uma prática essencial para a formação e vital para o alinhamento da teoria e prática. “Não podemos deixar de citar sobre os primeiros TCCs do Serviço Social da FAL, foi lindo ver a apresentação de suas pesquisas”, comentou o docente.