O Curso

O Curso de Psicologia da Faculdade 5 de Julho – F5 foi autorizado com nota máxima pelo MEC e oferece uma formação generalista preparando o estudante para entender a complexidade do ser humano e suas relações, a partir da compreensão dos comportamentos, sentimentos e ações.

Durante o curso, são ensinados conhecimentos teóricos e práticos de diversas abordagens para que o aluno se sinta preparado para atuar no mercado de trabalho. Essa é uma profissão que está em ascensão, afinal, as pessoas têm se importado cada vez mais com a saúde mental e emocional.

O profissional psicólogo graduado na F5 desenvolverá as seguintes competências: construção do pensamento crítico sobre o campo de atuação da Psicologia e seus desafios contemporâneos; Valorização da diversidade teórica e da atuação profissional; Capacidade de agir de acordo com as diversas demandas que atravessam o saber psicológico; Atuar de forma coerente com referenciais teóricos aprendidos no curso e de acordo com as necessidades da comunidade; realizar avaliações e intervenções nos processos psicológicos individuais e coletivos; Aprender a trabalhar em equipe e contribuir com o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e de atuação profissional.

Capacidade de agir de acordo com as diversas demandas que atravessam o saber psicológico; Atuar de forma coerente com referenciais teóricos aprendidos no curso e de acordo com as necessidades da comunidade; realizar avaliações e intervenções nos processos psicológicos individuais e coletivos; Aprender a trabalhar em equipe e contribuir com o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e de atuação profissional.

Propostas do curso

  • Formar um profissional generalista, pluralista, ético e solidário;
  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a compreensão e análise crítica dos problemas e demandas dos fenômenos psicossociais;
  • Incentivar as atividades de pesquisa e de extensão, como forma de fortalecer o vínculo entre comunidade e discentes;
  • Desenvolver a escuta e compreensão do ser humano e suas relações com o mundo;
  • Habilitar o psicólogo para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, nas dimensões individual, coletiva e institucional;
  • Fomentar atividades de apoio, participação e desenvolvimento das comunidades, embasado em princípios de sustentabilidade e inovação tecnológica;
  • Formar profissionais conscientes e eticamente comprometidos com a atenção às demandas de natureza psicológica que se apresentam nos diversos contextos.

Áreas de Atuação

O mercado de trabalho é bastante promissor e a atuação é diversificada. O psicólogo pode atuar de forma autônoma em seu próprio consultório, pode trabalhar em empresas, políticas públicas, escolas, hospitais, ambientes jurídicos, comunidades, dentre outras.

Destaca-se ainda que a área acadêmica também é uma opção atrativa e novas áreas continuam surgindo, como a Psicologia do Trânsito e Psicologia Esportiva.

Coordenação do Curso

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral (UFC/Sobral). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Terapia Analítico-comportamental pela Faculdade Evolutico.

Durante a graduação foi bolsista CNPq e bolsista do Programa de Extensão. É professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Inta – UNINTA e atua como coordenadora do curso de Psicologia Faculdade 5 de Julho – F5.

Realiza estudos em Saúde Mental.; Políticas Públicas e sua interface com a Atenção Psicossocial; Análise do Comportamento e relações com a clínica. Formação acadêmica e impactos na saúde.