O curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) esteve reunido, nesta segunda-feira, dia 21, com os profissionais que irão participar da ação de enfrentamento da pandemia Covid-19. Diante desse momento desafiador da saúde pública, social e econômica, os diversos órgãos e unidades acadêmicas da IES e toda comunidade acadêmica têm contribuído para a prevenção, controle e apoio das autoridades sanitárias no combate ao novo coronavírus.

A Associação Igreja Adventista Missionária (AIAMIS), mantenedora da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), através do deferimento do nosso Reitor Prof. Dr. Daniel Rodrigues, fará a inserção de 42 pessoas entre profissionais em formação do último ano e preceptores, na rede de assistência direta às vítimas da pandemia.

De acordo com a Diretora Geral da FAL, Nayara Machado, todas as medidas necessárias para a biossegurança dos nossos alunos foram tomadas, desde vacinação, capacitação nos protocolos, distribuição de EPIs e supervisão direta de um docente assistencial da FAL. “Somos parceiros nesta rede de solidariedade na luta contra o Covid-19. Ressaltou ainda, a supervisão e acompanhamento contínuo da AIAMIS nas ações desenvolvidas”. A FAL conta com o apoio da Pró-Reitora de Carreiras de Saúde, a Profa. Dra. Michele Alves e da Diretora de Estágios, a Profa. Claudênia Aguiar.

De acordo com a Profa. Me. Claudia Costa, a equipe do curso de Serviço Social da FAL tem realizado um trabalho constante de acompanhamento dos alunos no sentido de garantir uma atuação de excelência destes alunos. “Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que as pessoas em situação de vulnerabilidade social são as mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diante desse cenário, os assistentes sociais têm papel fundamental na linha de frente das ações que objetivam reduzir o impacto desse período de crise na vida dessa parcela da população”, afirmou a coordenadora do curso de Serviço Social da instituição.

Para reforço da ação, a FAL disponibilizou 07 (sete) estudantes do curso de Serviço Social que farão estágios em unidades de saúde como apoio no combate ao novo coronavírus (Covid-19), são eles: Antônio Aglailson Cabral da Silva, Bruna Frota Floriano da Penha, Léo da Silva Ribeiro, Maria Aparecida Alves Duarte, Tereza Cristina Nogueira Camerino, Robson Kairo Rodrigues e Rômulo Vinícius Maracaípe Alencar.

A atuação dos alunos do curso de Serviço Social na instituição no enfrentamento da pandemia Covid-19 é uma oportunidade de muita importância para o processo de formação, para aprendizagem e também uma resposta ao projeto ético, político, pedagógico do curso, que preza pela atuação do profissional nesses momentos de dificuldades, nesses momentos de vulnerabilidade da população. Além do supervisor de campo, nas unidades de saúde, os acadêmicos contam com a supervisão acadêmica das professoras Erilene Alves e Elane Mendes da FAL.